Nossa Abordagem
Somos uma consultoria que atua para fortalecer organizações e iniciativas comprometidas com a equidade de gênero, o protagonismo das mulheres e a justiça social.
Acreditamos que não há inclusão possível sem equidade de gênero e raça, e que os processos de transformação precisam cuidar do equilíbrio das relações e de todas as partes envolvidas.
Nossa visão de futuro
As necessidades de todas as mulheres no centro das iniciativas sociais e ambientais.
Nossos diferenciais
Nossa atuação se dá por meio de vínculos e processos cuidadosos, valorizando as histórias já construídas e traçando caminhos para o que ainda precisa ser feito.
EQUIPE ESPECIALIZADA
Trabalhamos com uma rede diversa de consultoras especialistas que compõem equipes pautadas em relações éticas e justas.
ATUAÇÃO INTERSECCIONAL
Todas as nossas atividades se estruturam com base na inserção da perspectiva de gênero e raça de maneira transversal.
PROJETOS CUSTOMIZADOS
Cada projeto é único e atende à demanda apresentada levando em consideração o contexto, temáticas e o território.
PROFISSIONALISMO COM LEVEZA
Atuamos com excelência, cultivando relações empáticas e acolhedoras.
Equipe
Sócias da Janela8


Nossa atuação se dá por meio de uma rede de profissionais multidisciplinares que se complementam de acordo com as temáticas dos projetos e programas. A equipe é majoritariamente composta por mulheres, buscando sempre uma composição multirracial e diversa.




Nossos Valores
Causa no centro
As necessidades das mulheres sustentam nosso fazer
Transparência
Agimos com verdade para fortalecer conexões
Compromisso com saberes existentes
Honramos o conhecimento que nos trouxe até aqui
Relações afetuosas
O cuidado e a escuta criam laços transformadores
Coragem para mudar
Desafios complexos exigem ousadia e abertura para o novo
Confiança nas micro revoluções
Pequenos passos impulsionam grandes transformações
Carolina Alves de Jongh
Mãe do Lucas e do João. Curiosa e apaixonada pela vida, se coloca como instrumento para as mudanças sociais que deseja ver no mundo.
Formada em Administração de Empresas pela FGV, é mestre em Psicologia Social pela USP (com foco em lideranças comunitárias e desigualdade de gênero). Possui MBA em Gestão de Projetos pela FIA e Master em Sustentabilidade pela FGV. É também facilitadora de grupos e processos pelo Programa Germinar e Art of Hosting. Possui amplo conhecimento nas temáticas de equidade de gênero, investimento social privado, sustentabilidade, monitoramento e avaliação de impacto, psicologia social e economia solidária.
Sua trajetória profissional inclui empresas e organizações ligadas à sustentabilidade e investimento social (Instituto Votorantim, FGVCes, Comgás, Planet Finance Brasil). No Instituto Votorantim desenhou metodologias de desenvolvimento local e foi responsável por parcerias junto a BNDES, BID e Sebrae, atuando em mais de 30 municípios brasileiros. As metodologias que desenvolveu receberam prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Conduziu também elaboração da teoria da mudança e processos de avaliação de programas sociais em escala nacional. Já realizou palestras e workshops em São Paulo, Brasília, EUA e México. No FGVCes foi gestora da plataforma Empresas Pelo Clima e responsável pela construção de missão, visão e modelo de negócios do Centro Sebrae de Sustentabilidade.
Denise Maellaro Ferreira
Engenheira, viajante de coração e eterna aprendiz. Acredita que as mudanças mais eficazes acontecem quando reunimos conhecimentos técnicos e saberes ancestrais.
Mestre em Cooperação Internacional e Políticas Públicas, Programas e Projetos de Desenvolvimento pelo Instituto Universitario Ortega y Gasset, e bacharel em Engenheira de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Possui vasta experiência em desenvolvimento, implementação e avaliação de projetos de impacto social. Atuou como coordenadora no Instituto de Socioeconomia Solidária identificando e fomentando grupos produtivos em diferentes territórios no Brasil, posteriormente, coordenou, na organização internacional Manos Unidas, na Espanha, projetos de cooperação internacional com comunidades tradicionais brasileiras e, por fim, trabalhou diretamente ligada ao desenvolvimento da estratégia de ISP integrando as equipes do Instituto Votorantim e Laudes Foundation. Atua desde 2018 como consultora em gestão social, com forte enfoque nos temas de empreendedorismo, desenvolvimento local, diagnóstico social, avaliação e planejamento estratégico.
Manifesto
A Janela 8 atua para fortalecer organizações e iniciativas na busca pela equidade de gênero e pelo protagonismo das mulheres. Acreditamos que um futuro mais justo e equilibrado se constrói a partir de relações éticas, parcerias sólidas e atuação sustentável, que respeite a qualidade de vida de todas as pessoas engajadas nas pautas pela transformação da sociedade.
Vivemos em um mundo marcado por desigualdades estruturais que exigem ação contínua para serem superadas.
Nessa realidade, as mulheres continuam a enfrentar desafios que limitam seu pleno desenvolvimento e sua qualidade de vida. Ao cruzar raça, classe social, orientação sexual e outros marcadores, os desafios se intensificam. Para contribuir com a mudança dessa realidade, a Janela 8 apoia o fortalecimento de organizações, coletivos e movimentos que atuam para a justiça social e a equidade de gênero. Nossa atuação se dá por meio de uma rede de consultoras parceiras que colaboram na realização de projetos diversos em tamanhos, formatos e temáticas. Acreditamos na potência do trabalho coletivo e na importância de criar espaços de troca, aprendizado e crescimento, onde cada pessoa e instituição envolvida é impactada positivamente.
Nossa visão de futuro é um mundo onde organizações comprometidas com os direitos das mulheres estejam fortalecidas e conectadas, atuando de forma colaborativa entre si e com o poder público. Para isso, acreditamos que a consolidação dessas organizações passa, necessariamente, pelo fortalecimento das pessoas que as compõem. Queremos construir um cenário em que ativismo e qualidade de vida coexistam, garantindo segurança e bem-estar para todas as pessoas que dedicam suas vidas a essas causas. Nesse futuro, a luta por inclusão e justiça não pode existir sem a inclusão de gênero de maneira interseccional.
A transformação que buscamos se dá por meio de vínculos e processos cuidadosos, valorizando as histórias já construídas e traçando caminhos para o que ainda precisa ser feito. Seguimos nessa jornada com a certeza de que não se trata apenas de alcançar um destino, mas de fortalecer cada passo dessa caminhada. Porque mudar o mundo é um processo vivo, coletivo e contínuo – e a Janela 8 existe para construir esse futuro, junto com todas e todos que acreditam nesse propósito.